O ouro é um bom investimento neste momento?
O painel de consultores financeiros avalia o ouro como um investimento após sua recente alta para máximas históricas.
Os preços do ouro têm exibido um comportamento estranho ultimamente. Claro, o metal precioso subiu conforme as tensões no Oriente Médio aumentam seu apelo de refúgio seguro. E o ouro tem flutuado com base nas expectativas de qualquer dia para o curso da taxa de juros do Federal Reserve.
Enquanto isso, neste ano, os rendimentos do Tesouro têm subido, e o dólar americano ganhou terreno ligeiramente contra uma cesta de outras moedas. O ouro geralmente cai quando o dólar se valoriza, pois um dólar mais forte torna o ouro mais caro para os detentores de dólares, diminuindo a demanda.
Mas no final de maio, os preços do ouro atingiram um recorde acima de US$ 2.400 e o índice S&P 500 também atingiu seu ponto mais alto de todos os tempos, acima de 5.300 pontos. O ouro é frequentemente visto como um investimento alternativo que pode ter um bom desempenho quando as ações estão em desvantagem. O que acontece?
Como muitas coisas no mundo das commodities , parte da resposta pode ser rastreada até a China. O banco central da China está em uma farra de compra de ouro. As reservas oficiais de ouro aumentaram 18 meses seguidos, desde abril, e seu estoque atingiu 2.264 toneladas, de acordo com o World Gold Council. A participação do ouro nas reservas cambiais da nação asiática está em um recorde, já que a China busca diversificar para além do dólar americano.
Enquanto isso, investidores de varejo chineses também têm comprado ouro. Eles também estão procurando por uma proteção cambial, bem como uma proteção contra o enfraquecimento em seus mercados domésticos de ações e propriedades. Fundos negociados em bolsa de ouro com lastro físico chinês, ou ETFs, registraram entradas recordes em abril, relata o World Gold Council.
Com o forte suporte ao mercado da China, juntamente com o papel tradicional do ouro como um porto seguro e hedge cambial, os investidores podem naturalmente estar se perguntando o que precisam saber se quiserem investir em ouro. Para abordar esse tópico quente, pedimos aos consultores financeiros que escrevem para a série US News Advisor’s Corner para opinarem sobre algumas das perguntas mais populares das pesquisas na internet agora sobre ouro e darem suas opiniões sobre a direção que os investidores devem tomar no clima de mercado atual:
O ouro é um bom investimento agora?
JULIE: O ouro entra e sai de favor regularmente, mas o interesse tende a aumentar mais febrilmente quando a política monetária do Federal Reserve está em fluxo. O relatório de inflação dos EUA em 15 de maio veio mais frio do que o esperado, em conjunto com uma queda no índice do dólar americano e nos rendimentos do Tesouro, alimentando um novo impulso para a favorabilidade do ouro.
Com os preços do metal precioso se aproximando de máximas recordes, a propriedade certamente pode ser um teste para o estômago do investidor em relação ao risco. Muitos analistas de mercado acreditam que haverá novos ventos contrários no curto prazo. Ações de tecnologia blue-chip dos EUA, como Amazon.com Inc. (ticker: AMZN ), Apple Inc. ( AAPL ), Meta Platforms Inc. ( META ) e Nvidia Corp. ( NVDA ), têm empurrado o papel tradicional do ouro como uma proteção contra a inflação e a depreciação da moeda.
KATE: É sempre uma boa ideia diversificar para ouro e outros metais preciosos. O ouro tem um papel como hedge contra a volatilidade do mercado de ações, então vale a pena mantê-lo para ajudar a suavizar os retornos.
SCOTT: O ouro tem sido útil para os consumidores em uma variedade de contextos por séculos. Na verdade, as primeiras moedas de ouro foram introduzidas pelo Rei Creso da Lídia (agora parte da Turquia) por volta de 550 a.C. Em 2024, o ouro capturou a atenção dos investidores porque seu preço por onça troy este ano aumentou em 14,36%, até 23 de maio. Nada mal. Ainda assim, para investidores que buscam um histórico mais longo de potencial de crescimento, as ações ainda têm mérito. Por exemplo, até o final de 2023, o retorno de 10 anos para ações dos EUA atingiu 12,75%, enquanto o ouro teve uma média de apenas 4,57% no mesmo período, de acordo com dados da Statista.
JULIE: Por causa de suas características únicas, é de vital importância ter clareza sobre o motivo pelo qual um investidor quer adicionar ouro ao seu portfólio. Afinal, o ouro não gera juros nem dividendos, então movimentos inoportunos podem ter altos custos de oportunidade. Muitos o veem como um porto seguro quando a economia está afundando, mas adotar uma abordagem reativa pode fazer com que um investidor compre com base emocional, em vez de realmente criar um portfólio bem diversificado.
———————————————————————————————————————————————
Qual é a melhor maneira de possuir ouro?
JULIE: Há duas maneiras de possuir ouro: possuir ouro físico diretamente na forma de barras de ouro, moedas e até joias. Ou, opções de propriedade indireta incluem ETFs, contratos futuros de ouro e ações de empresas que envolvem a produção de ouro, como operações de mineração ou refinarias.
O ouro físico é a forma mais pura de propriedade, mas o ouro é volumoso, caro para entregar, desafiador para armazenar e ainda mais desafiador para segurar. Moedas de ouro e joias de ouro podem ser vendidas com um prêmio sobre seu valor real porque são mais fáceis de mover e estão disponíveis em quantidades menores. É imperativo que você trabalhe com um vendedor respeitável, pois muitos investidores aprenderam tarde demais que seu ouro físico é inaceitavelmente impuro ou uma falsificação total.
KATE: Embora a situação de cada um seja diferente, muitos investidores de longo prazo descobrem que possuir ações de ouro por meio de um fundo de índice serve ao propósito de diversificação.
RITA: Sim, uma das maneiras mais eficientes de possuir ouro é por meio de ETFs.
JULIE: A propriedade indireta resolve muitas das limitações, mas algumas formas apresentam novos desafios, pois você não tem propriedade física dos ativos. Por exemplo, futuros e opções são altamente especulativos. Além disso, muitos puristas acreditam que o maior valor do ouro é que ele é uma proteção contra as principais formas de interrupção econômica. Por exemplo, no caso de um ataque cibernético em larga escala ou colapso econômico, um investidor pode não conseguir acessar sua conta de corretora ou seus ativos em tempo hábil.
———————————————————————————————————————————————
Por que o preço do ouro está alto ao mesmo tempo em que as ações estão em alta?
JULIE: Muitos entusiastas do ouro ainda se lembram da década de 1970, uma trifeta de recessão, inflação de dois dígitos e preços do petróleo em alta. Longas filas no posto de gasolina estão gravadas em suas memórias. Como investimento, o ouro tem melhor desempenho quando as condições estão no seu pior. Agora, é fácil pegar qualquer jornal, assistir a qualquer TV ou ouvir o seu dispositivo de tecnologia soar com outra notificação de turbulência atual – múltiplas guerras globais e instabilidade, inflação persistentemente elevada, agitação social em campi universitários e agitação política em um ano eleitoral contencioso. Para muitos, o ouro físico pode ser reconfortante. Eles podem vê-lo, tocá-lo e ter uma ideia geral de como ele se comportará como um investimento nessas circunstâncias.
KATE: Embora as ações sejam uma proteção comprovada contra a inflação, o ouro também pode desempenhar esse papel. O ouro tende a aumentar em valor conforme o dólar cai. O dólar está sendo negociado atualmente abaixo de sua máxima de 2022.
RITA: Certo, as pessoas investem em ouro porque o ouro é uma mercadoria valiosa. O ouro pode servir como uma proteção contra a inflação e é considerado um ativo alternativo, além de dinheiro, ações ou títulos, e frequentemente retém seu valor durante tempos de incerteza política e econômica. O ouro também é considerado um diversificador de portfólio e um ativo não correlacionado, o que significa que o movimento em seu preço se move independentemente do movimento nos preços das ações.
KATE: Outros motivos pelos quais o ouro pode subir junto com as ações incluem preocupações com incertezas geopolíticas e taxas de juros, que estão afetando o sentimento dos investidores no momento.
NOTÍCIAS DOS EUA: Apesar da correlação de curto prazo entre ações e ouro, parte da força atual do ouro foi atribuída ao seu fascínio de refúgio seguro. O conflito em Gaza aumentou o risco geopolítico que já estava elevado pela guerra em andamento na Ucrânia.
Além disso, como um investimento considerado relativamente seguro, o ouro compete com títulos do governo. Mas, diferentemente dos títulos, o ouro não paga juros. Então, quando as taxas de juros caem, o metal precioso se torna mais atraente.
Uma das principais preocupações de longo prazo que mudaram os investidores para o ouro foi a quantidade de dívida criada pelo banco central. E como temos visto na China, os bancos centrais também compram ouro diretamente, formando uma base de suporte para os preços. Eles mantêm ouro para diversificar suas reservas, pois o metal pode servir como uma almofada contra a volatilidade em moedas e títulos. Os bancos centrais globais aumentaram suas compras de ouro para mais de 1.000 toneladas por ano em 2022 e 2023, com a compra dominada pelos bancos centrais de mercados emergentes, de acordo com o World Gold Council.
————————————————————————————————————————————————
Que porcentagem do meu portfólio devo alocar em ouro?
JULIE: Uma filosofia de investimento de longa data é que nenhum ativo deve dominar o portfólio de alguém. A diversificação pode ser amiga do investidor, e investimentos alternativos como metais preciosos não são exceção. Um consultor profissional de investimentos pode ser inestimável porque pode recomendar um portfólio que abrace os atributos positivos do ouro, evitando uma reação emocional exagerada ao sobreponderar em metais preciosos. Além disso, um consultor especializado nesses tipos de ativos alternativos também pode introduzir outros metais, como prata, cobre, platina ou paládio, com maior espaço para valorização. Como parte do Green New Deal, outros metais em demanda, como o lítio , também podem ter um papel a desempenhar na criação da diversificação desejada.
KATE: Os investidores devem tratar o ouro e os metais preciosos em geral como qualquer outra classe de ativos em um portfólio diversificado. Isso significa evitar a tentação de pender muito para o ouro, mesmo que o mercado de ações esteja indo para o sul. Muitos consultores recomendam uma alocação para ouro na vizinhança de 5% a 15%, então se você se encontrar mantendo uma proporção maior de ouro em seu portfólio, considere rebalancear.
SCOTT: Para investidores que querem possuir ouro para fins de diversificação, a Morningstar sugere um limite de ponderação de no máximo 15%. Como nota lateral, em 24 de maio, o preço da prata aumentou em mais de 26% no acumulado do ano. A prata tem mais uso industrial e comercial do que o ouro, mas não oferece tanta diversificação de portfólio quanto o ouro. Os preços do ouro tendem a se mover na direção oposta do mercado de ações em geral, enquanto os preços da prata geralmente acompanham a alta e a queda do mercado de ações. Mas os investidores também podem obter acesso à prata em uma variedade de formatos, incluindo ETFs, ações de mineração e moedas.
RITA: A diversificação é um dos princípios mais fundamentais do investimento. Há uma distinção entre possuir ouro e investir em ouro. Com isso em mente, é importante alocar no máximo 10% do seu portfólio para ouro. Sua alocação exata depende da sua idade, tolerância ao risco e horizonte de tempo.
——————————————————————————————————————————
Posso investir em ouro como parte da minha conta IRA ou de corretora?
KATE: Sim, você pode investir em ações de ouro em um IRA ou em uma conta de corretagem tributável. Em um IRA autodirigido , você pode manter barras de ouro ou moedas de ouro, mas teria que providenciar armazenamento, o que alguns investidores consideram um incômodo maior do que simplesmente possuir ações de empresas de mineração de ouro.
JULIE: IRAs de ouro podem ser vantajosas por todos os mesmos motivos que um IRA tradicional, mas há diretrizes rígidas para que as transações passem no IRS. O ouro deve estar em uma forma aprovada (lingotes ou moedas) e deve ser transferido para um depositário aprovado sob uma direção muito específica. Embora o IRA seja autodirigido, o investidor não pode ter posse física do ativo, refletindo os requisitos do IRA tradicional.
Duas desvantagens importantes incluem taxas potencialmente mais altas devido a esses requisitos de transporte e armazenamento, e desafios em resgatar ouro de forma otimizada para atender às regras de distribuição mínima em tempo hábil. Felizmente, à medida que o ouro se tornou mais popular, muitas outras instituições entraram no mercado de IRA de ouro, dando aos investidores escolhas mais aceitáveis.
RITA: Uma das maneiras mais eficientes de investir em ouro como parte de sua conta IRA ou de corretagem é por meio de ações de ouro, fundos mútuos de ouro ou ETFs de ouro. Algumas das vantagens incluem mínimos mais baixos, liquidez e acesso. Investir em ouro físico vem com prêmios de seguro e as taxas de armazenamento que você mencionou. Investir em fundos mútuos de ouro e ETFs de ouro não envolve custos associados a armazenamento e seguro, mas tem taxas de administração e despesas que podem afetar seus retornos gerais de investimento.
——————————————————————————————————————————————
Quais características dos ETFs de ouro devo procurar?
KATE: Como o nome sugere, um ETF de ouro rastreia o preço do ouro. Eles podem ser negociados nas principais bolsas, como ações, fornecendo uma maneira fácil de obter exposição ao ouro. Por exemplo, o maior ETF de ouro, SPDR Gold Shares ( GLD ), rastreia o desempenho do preço do ouro em barras, menos as despesas do fundo. Outros ETFs de ouro, como o VanEck Gold Miners ETF ( GDX ), são compostos de ações, como Newmont Corp. ( NEM ), Agnico Eagle Mines Ltd. ( AEM ) e Barrick Gold Corp. ( GOLD ).
RITA: ETFs de ouro oferecem liquidez , acesso e transparência. GLD e iShares Gold Trust ( IAU ) estão entre alguns dos mais populares. Esses ETFs permitem que os investidores tenham acesso ao ouro sem comprar barras de ouro físicas. Os investidores possuem ações do ETF, que normalmente é estruturado como um fundo.
KATE: Embora os movimentos das ações de mineração de ouro sejam correlacionados com o preço do ouro, questões específicas da empresa podem potencialmente tirar um pouco do brilho dessas ações, mesmo enquanto o ouro em barras está sendo negociado mais alto. Isso pode causar uma divergência no preço dos ETFs de mineração de ouro em relação ao preço de um ETF de ouro em barras.
———————————————————————————————————————————
US News Takeaway: Maneiras de investir em ouro agora
Uma maneira popular de possuir ouro é comprar o metal físico, mas, como nossos consultores indicaram, você tem que pesar os prós e os contras. Há muitas maneiras de investir em ouro, então aqui está um breve resumo com ideias específicas de investimento:
Barras e moedas de ouro
“Os investidores podem receber as moedas e barras, o que lhes dá um grau maior de conforto se estiverem comprando ouro para seguro contra catástrofes”, diz Chris Gaffney, presidente de mercados mundiais do EverBank. “Mas essa forma de manter ouro também é a mais cara, pois há prêmios associados a cada moeda/barra, além do custo de armazenamento e seguro.”
Além disso, se você quiser vender seu ouro, os negociantes tendem a comprá-lo apenas com desconto.
ETFs de ouro
Investidores que desejam exposição ao ouro físico sem o incômodo de armazená-lo e segurá-lo podem considerar fundos negociados em bolsa de ouro com lastro físico, ou ETFs , que têm ações vinculadas ao ouro armazenadas em cofres bancários.
Ações de mineração de ouro
Os investidores também podem comprar ações de empresas de mineração de ouro ou ETFs que agrupam empresas de mineração com base em determinados critérios.
Royalties de ouro e ações de streaming
Ações de royalties de ouro e streaming, como Franco-Nevada Corp. ( FNV ), Royal Gold Inc. ( RGLD ) e Wheaton Precious Metals Corp. ( WPM ), podem oferecer outras opções. Em um acordo de royalties, uma empresa paga um minerador adiantado e depois recebe uma porcentagem da receita que uma mina gera. Em um acordo de streaming, uma empresa paga a um minerador um preço adiantado por uma porcentagem do metal produzido pela mina.
IRAs de ouro
Além disso, uma conta de aposentadoria individual em ouro é uma opção que oferece vantagens fiscais. Uma IRA em ouro permite que você invista parte de suas economias de aposentadoria em ouro e outros metais preciosos, com uma chance de se qualificar para isenções fiscais semelhantes às oferecidas por uma IRA tradicional ou Roth.
Futuros e opções de ouro
Os investidores também podem considerar futuros e opções de ouro, mas estes podem ser bem complicados e podem exigir mais manutenção do que ações ou fundos. Na maioria das vezes, investir em derivativos como futuros e opções tem maior risco envolvido e é melhor deixar para os profissionais.